PAC da Educação
E a luta pela educação continua…acho que o MEC também entrou na campanha do elevador social. Fico feliz!
Serão Hum Bilhão de Reais de investimento do MEC para o chamado PAC da Educação. Tudo em nome de uma classificação melhor no chamado Idep. Destinados a mil municípios com os piores índices. Mais uma linha de R$600 milhões do BNDES para compra de ônibus, barcos e ferramentas que facilitem o acesso dos alunos às escolas. Uma Olimpíada da Língua Portuguesa e aquela que já ganhou apelido no diminutivo “Provinha Brasil”. God save de Queen!!! A situação de nossa escola, seja na qualidade, seja na quantidade, sem falar na equidade é uma vergonha!!

Enquanto isso, parece que está virando mania! A mídia está gostando do assunto. Os programas de auditório fazendo brincadeiras com a Língua Portuguesa, mostrando uma realidade velada. Sim, porque ninguém queria ver que nossos alunos não sabem fazer uma operação de multiplicação de dois números de dois dígitos! Que não sabem diferenciar frações!! Até entendo que por um lado a mídia esteja dando uma força para o governo já que todo esse investimento sem a sociedade se engajar será inócuo! A maioria, desinformada, cobra pouco sobre o resultado de seus filhos.
Eu queria saber onde estão descritos os mecanismos de melhora do ensino pedagógico. Uma das grandes questões na minha opinião é saber como prender a atenção dos alunos nos tempos de hoje. Como faremos para que eles realmente se interessem pelo ensino? Sobretudo em áreas consideradas mais áridas da educação: o ensino de ciências por exemplo!
Esse dias estava lendo sobre os desdobramentos do ensino no Brasil. Ainda ontem o Fantástico veiculou uma matéria com o “Valor do Diploma Universitário”. Realmente um segundo passo para se discutir é a capacidade de inserção do nível superior no mercado de trabalho e a qualidade de emprego que esse formando alcança. Na realidade toda essa discussão, mais uma vez quero acreditar, que sirva de forma a avaliar o poder de transformação que esse investimento terá na vida do cidadão que o receber.
OUVINDO: Rodrigo Borro Set Mix
PERSONA: Danuza Leão – Artigo sobre os Sete Pecados Capitais no caderno “Eu &” – Jornal Valor Econômico
PENSANDO: “As crianças são estimuladas a serem mini-adultos, a pensarem como mais velhos do que são,
e os velhos, ao contrário, são estimulados a agirem como mais novos do que são!” – Ellen