21.4.07

Quanto é 43 x 20?


Gente, gente...URGENTE, URGENTE!!


Descobriram que o Brasil precisa mudar o sistema de educação do país! Sério, agora estão pensando em mudar o currículo escolar, principalmente do Ensino Fundamental. Sim, o engraçado é a forma como o farão: Prova Brasil.

Trata-se de uma avaliação para alunos do Fundamental que irá colaborar para o atingimento das metas do MEC, que serão revistas até 2022. Para se ter uma ideia, para que estas metas sejam atingidas o índice brasileiro será comparado com um índice internacional denominado OCDE, e terá, portanto que aumentar em 50%. Uma ousadia para quem nem menciona Educação em um plano de desenvolvimento "agressivo" (PAC).

Algumas razões e dados estatísticos justificam esta preocupação minha e de todos aqueles que estão enchendo o nosso elevador:

Veja por exemplo, a questão histórica da colonização brasileira que foi capitaneada por aventureiros exploratórios e iletrados!

Veja por exemplo a questão familiar que segundo estudiosos é responsável por 80% da performance escolar de nossas crianças. Segundo alguns testes feitos por um estudioso chamado Walter Michel, a questão familiar está diretamente ligada ao papel dos pais na disciplina e no desenvolvimento do autocontrole desde a infância; isso acaba por melhorar os índices escolares e reduzir a delinquência. No entanto, todos estes diretores que terão de atingir estas metas terão mais um outro desafio: lidar com algumas realidades familiares como por exemplo na bahia onde a escolaridade média dos pais dos alunos é de 4 anos! Sim minha gente, esse absurdo, ou ainda no próprio Distrito Federal onde é quase o dobro disso. Segundo Eduardo Gianett para uma criança nascida em família desestruturada, a creche, a pré-escola, podem ser a única chance de reversão.

Aliado a isso, temos que levar em conta toda a questão de crescimento populacional desenfreado das últimas décadas e não somente no Brasil (China, Índia e Rússia são verdadeiros exemplos disso, impulsionados pela economia). Apesar do índice de crescimento apresentar leve queda por aqui, já sofremos com o impacto de 54 milhões de pessoas com menos de 15 anos onde o investimento per capta do governo é pífio e repito não está sendo priorizado nos atuais programas de desenvolvimento. Ou seja, de novo o interesse econômico poderia estar aliada ou sustentado pelo educacional, mas infelizmente é deferido em prol de uma perspectiva de curto prazo. De que adianta um INVESTMENT GRADE se importamos a educação e enfiamos goela abaixo em todos!

Por esse aspecto, concordo com o Sr Ben Sagari, fundador de uma Instituição privada no Brasil oriunda da Inglaterra chamada a Sangari Brasil. Ele defende que a estratégia para começar a melhorar o desempenho escolar no país está na qualidade do ensino, principalmente, de uma disciplina: CIÊNCIAS. Segundo ele, esta disciplina agrega valor ao aprendizado de outras disciplinas, como matemática e português. Tem razão quando diz isso já que a abstração provocada por essa disciplina aliada a seus exercícios de leitura, cálculos e observações inclui e faz com que o aluno posso praticar com mais ênfase. Sabemos que há investimento por parte do MEC, porém estas verbas estão sendo direcionadas, na maior parte na infraestrutura. Ainda sobre o Sr Sangari, ele muito bem observa que "Nosso sistema educacional é criado por adultos, gerenciado por adultos e que favorece adultos. Precisamos estar mais focados na maneira como o aluna aprende."

É claro. Como pode um estudante ter aulas de matemática durante todos os dias do ano letivo durante 4 anos e não saber ao final deste período nem mesmo fazer operações matemáticas de dois dígitos ou ler as horas em um relógio de ponteiros? Esta é uma das constatações da Prova Brasil, em específico para alunos da 4ª série da rede pública. Ainda em referência a pergunta inicial...quanto é 43 x 20?????

Mais um capítulo da nossa triste realidade brasileira...acreditar nas frases convencionais: Nossas crianças são o futuro da nação! O melhor do Brasil é o brasileiro! Sou brasileiro e nunca desisto! Cada vez mais me desafiam e ao mesmo tempo chegam a enojar! Tantas realidades, tanta corrupção, tanta falsa ideologia e muito pouco atitude e exemplos.

Aff!!


OUVINDO: Guillemots - "Annie, Let´s not Wait

PENSANDO: "Honesty is the best policy - when there is money in it." Mark Twain

PERSONA: Ruth Cardoso.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial