30.4.07

PAC da Educação

E a luta pela educação continua…acho que o MEC também entrou na campanha do elevador social. Fico feliz!


Serão Hum Bilhão de Reais de investimento do MEC para o chamado PAC da Educação. Tudo em nome de uma classificação melhor no chamado Idep. Destinados a mil municípios com os piores índices. Mais uma linha de R$600 milhões do BNDES para compra de ônibus, barcos e ferramentas que facilitem o acesso dos alunos às escolas. Uma Olimpíada da Língua Portuguesa e aquela que já ganhou apelido no diminutivo “Provinha Brasil”. God save de Queen!!! A situação de nossa escola, seja na qualidade, seja na quantidade, sem falar na equidade é uma vergonha!!

Enquanto isso, parece que está virando mania! A mídia está gostando do assunto. Os programas de auditório fazendo brincadeiras com a Língua Portuguesa, mostrando uma realidade velada. Sim, porque ninguém queria ver que nossos alunos não sabem fazer uma operação de multiplicação de dois números de dois dígitos! Que não sabem diferenciar frações!! Até entendo que por um lado a mídia esteja dando uma força para o governo já que todo esse investimento sem a sociedade se engajar será inócuo! A maioria, desinformada, cobra pouco sobre o resultado de seus filhos.


Eu queria saber onde estão descritos os mecanismos de melhora do ensino pedagógico. Uma das grandes questões na minha opinião é saber como prender a atenção dos alunos nos tempos de hoje. Como faremos para que eles realmente se interessem pelo ensino? Sobretudo em áreas consideradas mais áridas da educação: o ensino de ciências por exemplo!


Esse dias estava lendo sobre os desdobramentos do ensino no Brasil. Ainda ontem o Fantástico veiculou uma matéria com o “Valor do Diploma Universitário”. Realmente um segundo passo para se discutir é a capacidade de inserção do nível superior no mercado de trabalho e a qualidade de emprego que esse formando alcança. Na realidade toda essa discussão, mais uma vez quero acreditar, que sirva de forma a avaliar o poder de transformação que esse investimento terá na vida do cidadão que o receber.



OUVINDO: Rodrigo Borro Set Mix


PERSONA: Danuza Leão – Artigo sobre os Sete Pecados Capitais no caderno “Eu &” – Jornal Valor Econômico


PENSANDO: “As crianças são estimuladas a serem mini-adultos, a pensarem como mais velhos do que são,


e os velhos, ao contrário, são estimulados a agirem como mais novos do que são!” – Ellen

2 Comentários:

Blogger Marcelo disse...

Oi amigo,
Acho ótimo você estar escrevendo tudo isso aqui, e acho sua opinião bem fundamentada e também entendo como tudo que está acontecendo por aí mexa com você e com todo mundo que vive no Brasil.
Só queira deixar registrado que agora que vivo fora e que falo sempre com gente de países diferentes, ao ouvir o que me contam e ao perceber o nível de educação que essas pessoas têm, percebo que o mundo inteiro não é muito diferente. Não pense que num país supostamente mais desenvolvido o nível de educação seja melhor que no Brasil. Tudo é sempre uma questão de ponto de vista e da forma como cada país escolhe de enfrentar esse problema.
Além do mais, o que percebo é que todos os países têm seus problemas não só com educação, mas com economia, distribuição de renda, e algo que no Brasil parece até menor, o choque cultural de povos eculturas diferentes vivendo no mesmo espaço!
No fim, me parece que o que vale mesmo é o esforço individual de querer aprender e melhorar, mais do que quqlquer coisa! E isso tem a ver não só com a educação recebida em casa, mas também com a personalidade de cada indivíduo!
Acredite em mim quando digo que já ouvi asneiras impensáveis de nacionalidades que você jamais imaginaria!!!
Morro de saudades!!!!
Marcelo

8:21 PM  
Blogger Marcelo disse...

Ah, outra coisa que queria comentar é que a imprensa é muito diferente em cada país e o que se publica aqui e ali varia muito na forma como é apresentado!
Os problemas políticos que estudamos em história e os que estão acontecendo são vistos e vivenciados de forma muito diferente no lugar onde acontecem, como bem podes imaginar ao ver notícias sobre o Brasil no exterior e a realidade do que vives aí!
Continue escrevendo que tudo isso está me dando uma idéia de como as coisas estão por aí!
Abraços!
Marcelo

8:27 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial