3.6.07

OUVIR





you should have listen!


Estava interessado no fato de que no trato diário com as demais pessoas de nosso convívio o porquê enfrentamos basicamente incompreensões! Sabem quando queremos expressar nossas idéias e não achamos facilmente uma pessoa que possa ser um interlocutor, ou ainda alguém que possa ser apreendido por nossas construções. Daí acho que temos algumas idéias para falar:

A primeira diz respeito ao básico da formação humana, ou seja, um dos meus temas preferidos que é a educação! Na verdade, se trata, neste caso, de um mínimo de leitura, e enriquecimento de nosso vocabulário e capacidade de argumentação que vem com a prática e observação. Se consegue dizer uma coisa de diferentes formas, com poucas ou muitas palavras, e ainda algumas vezes sem nem ao menos abrir a boca, certo? Um político e um advogado, dentre outros profissionais, utilizam das palavras como uma de suas principais ferramentas, aliando a isso um diferencial: a construção de retórica muitas vezes até manipuladora. No entanto, a arte de simplesmente falar, não nos leva a muitos lugares, ou apenas não abre muitas portas para nós. Precisamos de um algo a mais para atrair e prender um interlocutor, quem sabe a diferença de uma frase bem falada, e com vocabulário rico, infelizmente esse artifcío só é possível como ferramente de socialização através de observação e muita leitura!

Aliado a primeira, há um complemento mais como observaçao que é a importância interpretativa que é o processo cognitivo de aprendizado, ou seja, o fato de em uma leitura, ou em uma conversa, sabendo o significado das palavras ditas, entendermosa diferença do uso de um sinônimo ou outro, que basicamente servem para a mesma coisa, no entanto, empregados no dia-a-dia podem elogiar ou agredir (estou aqui isolando apenas a linguagem, sem considerar o fator sentimento ou estado de humor). Mas de fato a interpretação é um fator preponderante no processo em questão!!!!

Outra idéia importante na realidade é o processo inverso, e a ambigüidade disso tudo no trato com os demais, ou seja o OUVIR! Já dizia meu pai: “Pense porque temos dois ouvidos e uma só boca”, ditos populares à parte, de fato após um bom vocabulário, e a interpretação…ou antes, ou ainda durante, o ato de ouvir nos habilita como bons cidadãos e nos auxilia no intelecto. Na realidade o ato de ouvir com os ouvidos, com os olhos ou com o tato é tudo um processo de comunicação e credencia novas sinapses, muitas vezes, já que pode nos trazer novos valores e conhecimentos e até nos fazer teorizar. Pessoas dizem: “quer um conselho?”, escutamos e as vezes agimos conforme o que ouvimos; Os pais dizem: “escute, ouça o que eu te digo”, e nós consideramos. Enfim, não faltam exemplos. E até mesmo os chefes, gerentes, dirigentes, ditadores, ouvem.

Há que se fazer uma ressalva aqui sobre o OUVIR que estou falando neste post. …. não, acabei de reconsiderar e apaguei um parágrafo, é melhor não! (Risos)


Portanto: YOU SHOULD HAVE LISTEN!!!


Acabei de passar um final de semana maravilhoso com minha amiga Kelly em São Paulo, e hoje deixarei algumas dicas interessantes pra fazer:

  • Exposição dos Corpos Humanos na OCA – Parque Ibirapuera.

  • Café Havana na Bela Cintra (esquina)

  • Café Santo Grão (Oscar Freire, em frente ao Emiliano Hotel)

  • péssimo atitude dos taxistas da cidade que continuam querendo enganar os turistas dando voltas e voltas.

  • Louvável a cultura dos cafés, e aquecedores nas calçadas dos Jardins

  • Livraria da Vila (Oscar Freire)

  • Almoço de domingo no América (amoooo, pq não tem em Porto Alegre?)

  • Clube Glória (ainda que ainda não tenha conhecido…está super recomendado!)

OUVINDO: Valerie (feat. Amy Winehouse) – Mark Ronson

PERSONA: Rita Lee – acabou de lançar uma coletânea de aniversário

PENSANDO: “Só a mãe dele o ama” – Bill Gates, sobre brincadeira de Steve Jobs comparando o Mac com o PC

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial