7.5.07

MENTE CRIATIVA



Interessante matéia li na semana passada sobre a chamada neuroplasticidade, e ainda sobre como sobreviveremos num futuro que já vivemos cheio de realidades multifacetada, numa competitividade acirrada e na maior das individualidades: a superficialidade!


Segundo Sharon Begley a neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de remodelar-se e ainda esse é um dos principais diferenciais da nossa sobrevivência. Isso complementa uma das maiores descobertas da década passada na neurociência tratando de que o cérebro adulto não é imutável, podendo incluir novos neurônios em seu processamento e reorganizá-los no decorrer da vida.


Interessante, porque segundo a mesma matéria há 24 anos atrás uma grande psicóloga, Howard Gardner, trouxe uma teoria que ela mesma intitulou de “Five Minds For The Future”. Segundo Gardner existem cinco tipos de mentes que farão com que nós sobrevivamos ou nos destaquemos em nossos tempo: a mente disciplinada, a mente sintetizadora, a mente criadora, a mente respeitosa e a mente ética.


Explico:


DISCIPLINADA: reune o dominio de importantes áreas do conhecimento como matemática e história e ainda a aplicação destes conhecimentos na prática de uma profissão.

SINTETIZADORA: é o nosso catalogador das informações e ajuda na organização delas para nos fazermos intelegíveis para as demais pessoas.

CRIADORA: pressupõe o uso das duas primeiras, na realidade o uso de tais mentes com maestria. É o tipo de conhecimento que vai além do existente, que critica e coloca novas indagações. Formular novas indagações e respostas. É aqui que a maioria pára e enfrenta os maiores problemas.

RESPEITOSA: reage simpática e construtivamente a diferenças entre os indivíduos e grupos.

ÉTICA: atenção que deve ser dada a boas obras e boa cidadania.


E a filha do Comandando Rolim, fundador da TAM, acaba de anunciar uma nova Companhia Aérea, ressurgida de um grande estudo de caso e reanálise dos seus preceitos e guidelines. Sua linha de atuação, papel social e alvo foi repensado. A única diferença segundo sua nova administração é que os sete mandamentos da TAM continuam os mesmo e ela apenas complementou. Segue como curiosidade:


1º – Nada substitui o lucro

2º – Em busca do ótimo não se faz o bom

3º – Mais importante que o cliente é a segurança

4º – A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é para de perder

5º – Pense muito antes de agir

6º – A humildade é fundamental

7º – Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem pra copiar


8º – Recuperar o “espírito de servir”

9º – Revitalizar a marca

10º – Incentivar a atitude pró-ativa e humana com os clientes



OUVINDO: Sao Paolo – Guillemots

PENSANDO: “A vida é uma terra bem mais vasta do que as vastas regiões do Brasil, onde tanto se perde sem necessidade.” Lya Luft

PERSONA: …


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial