3.5.08

cocooning, longevidade e imagem


# Achei bacana ler que a cidade maravilhosa é hoje a maior fornecedora de novos moradores para São Paulo. Segundo o IBGE, profissionais com renda média de R$ 2.174,00 se mudam para Sampa, caracterizando um movimento de crescimento profissional, pelo maior número de vagas de emprego da paulicéia. Do contrário, paulistanos com renda média de R$ 1.505,00 saíram de sua cidade para tentar a vida no RJ. Tais dados são do período de 1995 a 2000. Primeiramente isso me chama a atenção pela faixa salarial mais elevada dos cariocas que podem fugir de um campo limitado de trabalho, depois da graduação em sua cidade, em busca de realização profissional e pessoal. Por curiosidade os seus bairros preferidos por eles são Moema e Itaim.

# Todo o movimento de migração para São Paulo não é novidade e fez da metrópole, que hoje é a segunda maior do mundo, a grande miscelânea que se formou depois de 454 anos de existência. Hoje em dia problemas como violência e congestionamentos são parte do DNA dos que vivem na cidade ou zona metropolitana. Acreditar que seja possível uma pessoa enfrentar quase 2 horas de viagem em seu veículo para ir trabalhar e mais 2horas para voltar ao lar diariamente é quase uma afronta para um morador de outras capitais mais verdes e com maior qualidade de vida. O fato que todo esse movimento criou um bando de pessoas solitárias e preocupadas consigo mesmo. O número de domicílios com apenas 1 morador cresceu assustadoramente nos últimos anos em todas as regiões do país, em especial em São Paulo (são hoje mais de 700 mil casas ou aptos com apenas 1 habitante); soma-se a isso o fato de que o número de veículos na metrópole cresce de modo a contabilizar o mesmo percentual. São pessoas que segundo pesquisas compram produtos por impulso no supermercado, sentem-se seguras financeiramente, gostam de cozinhar como hobby, buscam lazer e cuidam de si mesmas como objeto único de preocupação, esses e essas são os conhecidos "cocooners", surgidos do encasulamento ou "cocooning" - segundo a pesquisadora americana Faith Popcorn.

# Longevidade: que já é mais do que provada como uma tendência mundial, o viver mais está gerando um novo, não explorado e potencial grupo de consumidores, mais exigentes, carentes e capitalizados. Afinal de contas, até bem pouco tempo uma mulher de 40 anos era uma "VELHA" e hoje é uma "GATINHA". Talvez pelo mote do meu trabalho, cada vez mais os clientes têm aumentado o nível das carteiras de seus investimentos (muitas vezes contrariando nossas consultorias alocando capital em investimento de risco por sua conta) e, além disso, seguidamente me contam de uma rotina que cada vez fica maior e cheia de afazeres. A diferença? Eles fazem mais coisas de que gostam, inclusive como fonte de rendas.

# Li que a L'Occitane pretende abrir alguns spas no país, como diversificação do seu negócio e uma estratégia de marketing para vender mais. Para os interessados em investir seu capital numa loja&spa da marca francesa conhecida por seus produtos naturais e óleos essenciais prepare-se para desembolsar de R$300 mil à R$ 3 Milhões.

# Incrível como voltamos muitas a vezes no assunto imagem. No último post até coloquei umas dicas de vestir-se de acordo com as tendências, e já falei sobre a ditadura da moda. O que me preocupa é o uso que as pessoas fazem disso. Uma ditadura através do consumo de marcas ou um conforto prazeroso? Observo que em todos os ramos ligados à beleza e à imagem, estamos migrando para aliar saúde do corpo e da mente. Academias e seus personals, suas cabines de massagem, suas aulas de Yoga e Pilates. E eu aqui penso que já que não temos mais como inventar coisas novas, temos mesmo que neste momento aprofundarmo-nos em nossa criatividade e esgotar tudo que foi criado até então. Não basta termos corpão e tomarmos hormônios e acabarmos num hospital. Não basta ficar com aparência lisa, e agredirmos nossa imagem sem saúde! Aliás patologias clássicas a serem tratadas no campo psíquico e não fisiológico.

OUVINDO: One Republic - Dreaming out loud (Album)

PENSANDO: "For some people, fame and success is what finishes their thing, because in some twisted way that´s all they ever wanted. I know people like that. they´re like zombies." - Robert Downey Jr. para a GQ americana de Maio.




Marcadores: , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial