22.7.08

Estratégia inovativa - Verdade Incoveniente


Algumas vezes no silêncio, conseguimos ouvir a música! A música dos objetos, das pessoas, das cores e há quem diga que até os corpos tem sua própria melodia e cheiro. Cada vez com menos intensidade, na minha opinião, porque nossos ideais de conforto e sonhos, vividos nas últimas décadas, nos fizeram centrados em paixão e orgulho e agora temos que melhorar a credibilidade se quisermos estar sólidos nos próximos 100 anos. Mais do que ser orgânico, as organizações terão que se mostrar talentosas.

Pense no que nossos avós queriam? Comprar a carne para o almoço e suprir a NECESSIDADE imediata. Muito pouco se falava em pensar o futuro ou perspectiva alguma existia disso. E nossos pais? Ahhh, daí era o CONFORTO proporcionado pelo freezer que podia estocar muita carne que eles queriam. E nós? Vivemos o ideal de ter aquele carro que faz até 250 km/h para andar num trânsito de 100 km de engarrafamentos. Fortunas são gastas em nome do SONHO construído a qualquer custo, ou melhor, ao custo de muito esforço e consumo. O engraçado é conversar com uma criança ou adolescente que usa camisetas de KIOTO PROTOCOL ou WWF. "D&G, Gucci, Armani? Tá louco pai? Me comprar um tênis All Star!!!"

O futuro grupo consumidor é fruto dos programas científicos que demonstram o efeito do nosso SONHO no nosso planeta. Quando se fala para nosso avô...os micos estão em extinção, que horror!! Eles dizem: "Mico? Eu nem conheço mico! Mata esses que sobram e não me fala mais nisso!". Nossos filhos querem continuar a viver no mundo e se quisermos não passar incólumes por essas adversidades físicas temos que começar já. Não só pelo instinto de sobrevivência, mas também se quisermos ter nossos empregos, fundar nossos negócios, viajar na aposentadoria por exemplo.

Eu trabalho numa das maiores organizações do mundo, e é engraçado como a gente começa a fazer coisas sem nos questionarmos do porquê! Sou voluntário nesses programas de solidariedade e ajudo em alguns programas de meio ambiente. Cada vez eu me perguntava mais o motivo que as empresas investem nesses programas e exigem de seus clientes as mesmas posturas (a exemplo do Princípio do Equador, tratado assinado por diversas entidades financeiras que somente libera crédito para empresas que comprovem padrões de sustentabilidade e não consumo de recursos naturais ou uso de energia gerado por combustível fóssil). A medida que fui me dando conta que quanto maior uma organização, de mais estratégia ela precisa para sobreviver e mais atenta ao comportamento e aos jovens ela precisa estar se quer ser sólida. Como seus movimentos têm que ser precisos e ao mesmo tempo são demorados seu papel de conduzir seu mercado é fundamental para o crescimento e perenidade.

Embora digam por aí que o governo somos nós, nosso respeito para com o nosso quadrado está relacionado ao nosso nível de consciência social. Já falei aqui sobre o Fluido Social que construiu um ideal de sociedade agora falida. Acreditemos mais em ouvir os jovens e observar seu comportamento sem repetí-los. Mas como organismos dependentes!

Ponto de partida: nos últimos cinco anos o preço do barril de petróleo subiu aproximadamente 380% e as posições especulativas no mercado futuro dobraram. A verdade incoveniente de que os recursos naturais são escassos e finitos e que o mecanismo de preços é a melhor forma de alocar tais recursos eficientemente e não depositar nos especuladores a culpa pela alta do que necessitamos.

Só há uma saída para mudar a realidade: Compre suas sacolas de algodão e ponha no porta malas do carro, substituindo as de plásticos no supermercado, feira, etc.. Faça você, não queira exigir das crianças a importância do futuro delas se você continua buscando ser feliz simplesmente. Elas já sabem disso, e farão muito mais do que você sonha que pode.

Não fale em criatividade, isso é para os pobres! FALE EM INOVAÇÃO! ESSÊNCIA E SIMPLICIDADE!

Bem vindo a Era do CONCEITO!!

OUVINDO: Aimee Duffy - Rockferry (Album)

PENSANDO: "A música está em todo lugar em nossa volta. A única coisa que você tem que fazer é OUVIR!!"

Marcadores: , , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial