16.7.07

CATALISADORES


Alguns posts atrás, falei um pouco sobre como nos construímos e destruímo-nos, tal qual o processo cíclico que é a nossa própria vida e inclusive nossas micro vidas representadas pelas diversas fases que atravessamos. Falei, então, bastante sobre o que chamo de FLUIDO SOCIAL, ou seja como nós fazemos para interagir com todos. Neste final de semana, consegui juntar com um amigo alguns dos MEIOS, ou porque não dizer CATALISADORES desse Fluido Social.

Bem sabemos que a vida é um ciclo, descrito por conceituação básica como Nascimento, Vida Adulta e Morte. É um ciclo sem volta, é uma das poucas certezas que ainda a humanidade não conseguiu transgredir. Congelou-se corpos, transplantou-se órgãos, guardou-se restos mortais, cortou-se cabeças, elaborou-se processos de conservação à espera de alguma forma de retorno ao referido início, com ou sem correções, mas ainda sem sucesso, e ainda não conhecemos forma de ressucitar a vida daqueles que construíram seu pequeno reino. Quero pensar que por isso, me contento com o fato de ter a possibilidade de mudar o que fiz, de ter a chance de reconstruir meus exércitos, de reposicionar minhas peças e, portanto, sempre conseguir refazer o que já fiz, de criar meu déjà vu. Se estamos por vezes errados, é tão fácil de realinhar nossa postura para acertar melhor os nossos alvos. Agora, regule a sua lente, aumente ou diminua o zoom…Heim? Devo mesmo estar louco! Mas meu zoom está bem claro…trata-se do que chamo de Fluido Social! Sorrir, usar das expressões mais diversas, aumentar ou diminuir a voz, olhares, enfim; todas ferramentas inerentes à nossa persona, todas elas ligadas ao nosso racional e ao emocional.

Agora me ocorre que devo esclarecer que nem por um sonho isto se trata de um post de auto-ajuda. Permitam-me condenar, pois de longe sinto-me melhor sem a ajuda de um best-seller deste gênero de compilação literária. Trata-se sim de uma observação e teorização. Essa mesma observação que me traz novamente ao tema proposto por verificar que ao pensar, inicialmente, que a lente era simples, com o passar dos tempos e porque não dizer dos ciclos de vida, vamos podendo adicionar mais lentes, sem perder nossa inicial capa do caráter, inerente a própria persona.

Pensemos, assim, em como mesmo com uma ignorância de socialização, ou com um grande domínio da arte do convívio, usamos alguns meios para adicionar ou diminuir a forma como permeamos os diversos grupos de um mesmo meio social. Ser tímido e concentrar-se na comida ao invés de conversar em um restaurante, usar a comida como meio de observar e ouvir o que os demais falam, sem perder a ligação com o grupo. É um meio! Estilo de vestimenta mais clássico, mais contemporâneo ou mais transgressor, é um meio (e também é um dos mais notáveis ciclos de vida, quantas vezes não pensamos, como eu podia me vestir daquela forma? Ainda que fosse o meio principal para estar ou ser parte de todo um grupo. Atitudes estéticas são mais visíveis na adolescência, mas permeiam quase que toda uma vida se pensarmos em como cada vez mais a história pós-moderna caminha em uma ponte suspensa de tacos de estética exterior.)! Isso sem falar nas drogas, no cigarro, até no modelo do celular!

O individualismo de nossa época tornou as demandas mais frenéticas. Essa é minha constatação frente a procura cada vez maior de centros onde podemos otimizar nosso tempo, para fazer tudo rápido: comprar, comer, cortar o cabelo, lavar o carro, ler, ver filmes, abastecer-nos de mantimentos para a casa. Tudo no mesmo lugar! E a violência, que de fato existe e está batendo na porta de todos, não é a causa disso! Isso é um outro assunto! Daí, em seguida, copy paste para tudo: escolas, academias de ginástica, festas! Alias, cistumamos nos reunir para “aquecer” antes de irmos a uma festa, momentos agradáveis, …o que fazemos? atualizamos as notícias, bebemos, rimos, nos vendemos, combinamos a semana, alguns até comem! Tudo de um POUCO em pouco tempo!

PERSONA: Mônica Valdwogel no último SAIA JUSTA desbancando Marcia Tiburi: “Se você acha que é precursora por assumir que pode e paga por sexo com homens Márcia. Te digo que choveu de telefonemas para a produção do programa dizendo que várias mulheres utilizam desse serviço. E alias, querida, as demais que fazem, só não dizem!” TOMA!

OUVINDO: Rogue Wave – Descended Like Vultures (Album)

PENSANDO: De fato pensando muito em mim, ando bastante introspectivo. Tentando achar a minha Bastilha para derrubá-la! Isso é sempre assim nas intersecções de meus ciclos!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial